Representando um gigante da economia alagoana, Acadeal chega aos 32 anos
8 de fevereiro, 2023

A Associação do Comércio Atacadista Distribuidor Alagoano (Acadeal) completa mais um ano de atividades, nesta quarta-feira (08/02).

São 32 anos representando um gigante da economia alagoana, que no ano passado, registrou um faturamento de 8 bilhões de reais, é responsável por 1/3 da arrecadação do ICMS do estado junto aos varejistas e gera mais de 20 mil empregos diretos e 50 mil indiretos.

As mais de 120 empresas associadas levam  diversos produtos, como alimentos, itens de higiene pessoal e limpeza, medicamentos e afins, materiais de construção, entre muitos outros, aos estabelecimentos comerciais, abastecendo, portanto, as casas das famílias alagoanas e fortalecendo o comércio local nos 102 municípios do estado.

A Acadeal foi fundada para representar o segmento, em oito de fevereiro de 1991, à época chamada de Acaea – Associação do Comércio Atacadista do Estado de Alagoas, tendo como presidente e fundador, Vital Rolim, e os diretores Rafael Tenório e Adalberon França.

Ao longo desses 32 anos, a instituição vem proporcionando avanços para o setor. Entre as principais conquistas mais recentes, estão alterações nas normas para a modernização e simplificação da legislação para o setor atacadista distribuidor, através dos Decretos Estaduais 20.747/2012 e 75.381/2021. Outro grande avanço que gerou uma mobilização nacional foi a aprovação do PL 05/2021, que prorroga os incentivos fiscais comerciais até 2032.

Afiliada da ABAD, a Acadeal também oferece aos seus associados acesso à Central de Negócios com descontos em serviços e insumos, assessoria jurídica e tributária.

Buscando contribuir mais com a sociedade, a entidade realiza ações, como doações de cestas básicas e apoio a instituições e projetos sociais. Ao longo de sua existência, foram doadas centenas de toneladas de alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal, sempre com o colaboração de suas empresas associadas.

Nova Diretoria:

A Acadeal chega a mais um aniversário com nova diretoria eleita para o biênio 2023-2024. Presidida pelo atacadista distribuidor, Almir Rogério da Silva, a diretoria reafirma a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido com o objetivo de gerar mais avanços para o setor em Alagoas, tornando-o mais forte e competitivo.

“É com grande honra que chego à presidência da Acadeal, uma instituição sólida, importante e comprometida em cumprir com a sua missão de oferecer as melhores condições aos atacadistas distribuidores alagoanos. Só tenho a agradecer pela oportunidade e reforçar que estamos trabalhando em prol do nosso segmento”

disse o presidente da Acadeal, Almir Rogério da Silva.

Integrantes:

Almir Rogério da Silva - Presidente
José Augusto Gomes - Vice-presidente
José de Sousa Vieira - Secretário geral
Aldo Nobre Oliveira  - Tesoureiro
Edivaldo Barbosa do Nascimento - Conselheiro titular
José Hipólito Correia Costa - Conselheiro titular
Alexandre Bruno de Mendonça Alves - Conselheiro titular
Luis Fernando Pedrí - Conselheiro titular
Osman Soares Alencar - Conselheiro titular
Edivaldo da Cunha Brito - Conselheiro suplente
Carlos André Damasceno Silva - Conselheiro suplente
Silvio Celso de Lira Pessoa - Conselheiro suplente
Aglaé Silva dos Santos - Conselheira suplente
Alice Machado Correia Costa de Moraes - Conselheiro suplente

Conheça o presidente: 

Natural da cidade de Olivença e reconhecido cidadão honorário de Santana do Ipanema, ambas no sertão alagoano, Almir Rogério da Silva atua no segmento de materiais de construção pelas empresas MKA Distribuidor, Almir Ferragens e MKA Empreendimentos.

Com um histórico no associativismo e no sindicalismo, ele integra a Acadeal e também o Sincadeal há cinco anos. Agora presidindo a Acadeal, vive um novo desafio com a garra, dedicação e determinação de sempre.

“Estamos atentos às demandas do setor atacadista distribuidor e dialogando com os nossos parceiros, do setor público e iniciativa privada, para oferecermos, cada vez mais, oportunidades de crescimento, seja através de incentivos fiscais, melhorias nas estradas, segurança, tecnologias, enfim, tudo que envolve a atividade em Alagoas”

concluiu Almir.