Setor produtivo se reúne com o Governo de Alagoas e defende vacinação como meio de evitar suspensão das atividades econômicas
13 de janeiro, 2022

As lideranças do setor produtivo e Alagoas se mantém unidas na luta contra a Covid-19 e estão prontas para ajudar o poder público nas ações de enfrentamento à pandemia, entendendo que as atividades econômicas não podem parar.

O presidente da Acadeal e do Sincadeal, José de Sousa Vieira; o presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Calheiros; o presidente da Fiea, Carlos Lyra; o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres; o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo; o presidente da AMA, Hugo Wanderley; e empresários dos diversos setores, como restaurantes, bares e hotéis, estiveram reunidos na quarta-feira (12), na Casa da Indústria, para tratar sobre o aumento da cobertura vacinal da população contra a Covid-19 e para assegurar a manutenção das atividades econômicas.

Para que a indústria, o comércio e o setor de serviços não parem, as entidades da classe produtiva alagoana pedem ao governo que sejam intensificadas as medidas preventivas, como uso de máscara e distanciamento social, e as campanhas sobre a necessidade da vacinação.

“É de extrema importância que os empresários orientem seus funcionários sobre a importância da vacinação como forma de combater o nosso inimigo, que é o coronavírus. A vacina já se mostrou eficaz no combate à pandemia, reduzindo as internações e mortes de maneira considerável. Então, devemos tomar as três doses, evitando, além de problemas de saúde, que o comércio e outros setores econômicos fechem novamente, garantindo emprego e renda da população”

pontuou o presidente da Acadeal e do Sincadeal, José de Sousa Vieira.

Na reunião, o superintendente de vigilância em saúde da Sesau, Herbert Charles, apresentou dados e discorreu sobre a sazonalidade dos vírus respiratórios, coberturas vacinais contra a Covid-19 e as perspectivas da pandemia para 2022.

“Este não será um ano fácil”

alertou o superintendente, que também reforçou a necessidade de imunização de 90% da população para que Alagoas não pare.

Durante a reunião, o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Herbert Charles Barros, apresentou um panorama que mostra que Alagoas está passível de enfrentar problemas virais relacionados às variantes do coronavírus – ômicron e delta – e que a estratégia preventiva mais eficiente é a imunização da população.

Diante da exposição do técnico da Saúde, o secretário Marcius Beltrão defendeu que a estratégia do Governo de Alagoas e do setor produtivo é incentivar e aumentar a cobertura vacinal em todo o estado.

“Essa reunião tem como objetivo analisar o atual cenário de forma técnica e, a partir dos dados, buscar junto ao setor produtivo estratégias para que possamos reduzir as contaminações por Covid-19 e manter a economia pujante. A responsabilidade é de todos nós que defendemos que a flexibilização permaneça e que a gente não precise retroagir fechando estabelecimentos prejudicando os negócios e o mercado de trabalho. A saída é a vacinação e, por isso, peço a todos que se engajem nesta frente para que possamos aumentar a cobertura vacinal e continuar a vida”

argumentou o titular da Sedetur.

Na ocasião, o presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra, recomendou que os empresários cobrem dos colaboradores a vacinação.

“Como setor produtivo temos responsabilidade cuidar dos nossos colaboradores e da população. Por isso, vamos cobrar dos nossos colaboradores que eles se vacinem e até mesmo apresentem o cartão de vacina, comprovando a imunização, como também usem máscaras e cumpram os protocolos de saúde”

apontou Lyra.

Segundo José Carlos Lyra, na manhã desta quinta-feira, 13, houve a primeira reunião do grupo de trabalho que vai sistematizar as medidas necessárias a esse enfrentamento.  A criação do grupo, que se reuniu na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), foi definida na reunião na Casa da Indústria, e é composto por um representante de cada setor.

“A situação não é fácil, mas unidos e cumprindo as medidas sanitárias, vamos conseguir enfrentar a pandemia sem suspender as atividades econômicas. O governo fará a sua parte, e nós empresários ajudaremos cumprindo todas as normas sanitárias”

afirmou o presidente da Fiea, defendendo cuidados como uso de máscara, vacinação e exigência da carteira de vacinação para acesso a espaços públicos.