Acadeal: 31 anos em defesa do comércio atacadista distribuidor de Alagoas
8 de fevereiro, 2022

A instituição completa aniversário com uma história de solidez, avanços e conquistas para o setor, que é um dos que mais emprega e movimenta a economia do estado

Por Ascom Acadeal

Você já ouviu falar nos atacadistas distribuidores? Enquanto consumidores, costumamos conhecer mais o comércio varejista, onde fazemos as compras. Mas por trás dos pontos de vendas, existem trabalhadores importantes que negociam e transportam os produtos que vão das prateleiras para a casa das alagoanas e alagoanos.

Eles fazem parte do comércio atacadista distribuidor, que abastece o varejo local, levando diversos produtos, como alimentos e bebidas, materiais de limpeza e conservação doméstica, higiene pessoal e perfumaria, construção civil e elétricos, materiais de panificação, e medicamentos, aos lojistas dos 102 municípios alagoanos, garantindo o acesso da população a esses itens, em sua maioria, fundamentais para o dia a dia.

O setor é responsável por um terço da arrecadação do ICMS Estado de Alagoas, gera mais de 15 mil empregos diretos e 50 mil indiretos, andando na contramão da crise. O faturamento do setor em 2020 no estado de Alagoas ultrapassou os seis bilhões de reais.

De acordo com o professor Doutor Cícero Péricles, em seu artigo "Os impactos da pandemia na economia alagoana: Notas sobre a conjuntura econômica de 2020, o setor atacadista obteve um crescimento de 13,02%, em meio à crise provocada pela pandemia da Covid-19.

Boa parte do crescimento e desenvolvimento do setor em Alagoas se deve à atuação da Acadeal, Associação do Comércio Atacadista Distribuidor do Estado de Alagoas, fundada para representar o segmento, em oito de fevereiro de 1991, à época chamada de Acaea - Associação do Comércio Atacadista do Estado de Alagoas, tendo como presidente e fundador, Vital Rolim, e os diretores Rafael Tenório e Adalberon França.

Presidida por José de Sousa Vieira, mais conhecido como Zezinho, a Acadeal chega aos seus 31 anos com uma história de sucesso, marcada por conquistas e avanços para o segmento, além de contribuir com a sociedade, através da geração de emprego e renda, do crescimento da economia e o desenvolvimento social.

Entre as principais conquistas mais recentes, estão alterações nas normas para a modernização e simplificação da legislação para o setor atacadista distribuidor, através dos Decretos Estaduais 20.747/2012 e 75.381/2021. Outro grande avanço que gerou uma mobilização nacional foi a aprovação do PL 05/2021, que prorroga os incentivos fiscais comerciais até 2032. Também houve a aprovação do PLP 32/2021, que regulamenta a cobrança do diferencial de alíquota (Difal) de ICMS em operações envolvendo mercadoria destinada a consumidor final em outro estado não contribuinte do imposto.

"É com muita honra que presido esta instituição séria, atuante e importante para o fortalecimento do nosso setor atacadista/distribuidor. Estamos sempre atentos às demandas e atuando junto aos nossos parceiros para contribuir com avanços tecnológicos na logística, incentivos por parte do poder público, maior competitividade no mercado, entre outras frentes”, afirmou o presidente José de Sousa Vieira.

Afiliada da ABAD, a Acadeal conta com mais de 120 associados, que têm acesso à Central de Negócios com descontos em serviços e insumos, assessoria jurídica e tributária, tributação diferenciada, representatividade no diálogo frequente com órgãos públicos e instituições parceiras, entre outros.

“Chegamos a mais um ano de fundação com muitos motivos a comemorar. Quero, em nome de toda a diretoria, parabenizar os que passaram pela Acadeal, os que compõem a instituição e os que ainda virão. E o principal: agradecer aos nossos associados, diretoria e parceiros, que somam forças para que possamos prestar um serviço cada vez melhor à sociedade, abastecendo o pequeno varejo e a casa das alagoanas e dos alagoanos, nos 102 municípios do nosso estado. Obrigado também a você, consumidor, que apoia e incentiva o comércio local, comprando nas empresas de Alagoas”, afirmou o presidente da Acadeal, José de Sousa Vieira.

Durante a pandemia, a Acadeal não parou de trabalhar. Em 2020, deu início à campanha Apoie o Comércio Local. Em 2021, foi promovida a campanha Compre de Empresas Alagoanas e Gere Empregos Aqui. A Acadeal também busca contribuir com a sociedade por meio de ações, como doações de cestas básicas e apoio a instituições e projetos sociais. Ao longo de seus 31 anos de existência, foram doadas centenas de toneladas de alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal, sempre com o apoio de suas empresas associadas.

“Os últimos anos foram difíceis e desafiadores, diante da pandemia da Covid-19, mas seguimos dando as mãos e trabalhando em prol do comércio de Alagoas e de toda a sociedade alagoana. Continuaremos atuando em busca de mais e mais avanços. Contem sempre com a Acadeal. Juntos somos mais fortes”, concluiu o presidente da Acadeal, José de Sousa Vieira.