Filiadas da ABAD se engajam em projeto de pesquisa da mutualidade
3 de dezembro, 2021

Os executivos das filiadas estaduais da ABAD se reuniram virtualmente nesta sexta-feira (3) com o vice-presidente José Luis Turmina para se inteiraram sobre o projeto da pesquisa que vai analisar o capital humano e social do setor. Eles vão se mobilizar para mostrar aos associados, nos estados, o valor da pesquisa, que mostra como a satisfação do colaborador impacta nos resultados das empresas. Eles têm como meta atrai o maior número possível de participantes.

A ABAD, em parceria com a Economics of Mutuality Solutions, empresa pioneira de consultoria em gestão da inovação, vai realizar um estudo inédito, cujo objetivo é liderar iniciativas que tragam benefícios não só para o setor, mas também para toda a sociedade.

Tendo como base uma combinação única de pesquisa acadêmica (incluindo a Universidade de Oxford) e práticas de negócios, o estudo permitirá fazer uma análise sobre o desempenho do setor de maneira holística, permitindo que as empresas meçam tanto o desempenho não financeiro, que constitui o capital humano, social e natural, como também o financeiro.

“A metodologia adotada pelo estudo nos ajudará a entender os impulsionadores do desempenho econômico do setor, possibilitando identificar ações específicas para melhorar o bem-estar dos funcionários e saber onde investir para ampliar o potencial do ecossistema do canal indireto”

afirma Turmina, que é um dos coordenadores da pesquisa na ABAD.

O resultado da pesquisa vai permitir entender:

  • Estado geral do relacionamento entre atacadistas e distribuidores e seus colaboradores;
  • Satisfação dos funcionários no trabalho e a intensidade dos pontos de atenção (dor);
  • Nível de confiança entre Atacadistas Distribuidores, colaboradores, parceiros e etc;
  • Motivadores do desempenho econômico do Setor;
  • Impacto da Covid-19 no trabalho dos Atacadistas e Distribuidores;
  • Sustentabilidade e Inclusão e Diversidade;

Análise individual

As empresas participantes deste estudo receberão um diagnóstico exclusivo e confidencial com o resultado da análise de sua empresa, seguindo o seguinte critério.

Número de funcionáriosTaxa de participação necessária para obter um relatório individualizado
<100>80%
100-200>70%
201-300>60%
>300>50%

Confidencialidade

É importante ressaltar que todas as respostas a esta pesquisa serão estritamente confidenciais e completamente anônimas. Todas as respostas serão relatadas apenas no agregado e as respostas individuais não serão compartilhadas.

Comunicação interna

O material de comunicação para apoiar e incentivar a participação dos colaboradores será fornecido pela Fine Research, empresa contratada pela Economics of Mutuality e que entrará em contato para a configuração (set-up) da pesquisa.

Vale informar também que o tempo de resposta da pesquisa não ultrapassará 15-20 minutos e haverá um suporte à disposição para as dúvidas.

Como participar

O primeiro passo é enviar um email para [email protected] até o dia 08/12/2021 comunicando o seu interesse em participar. No email, deve ser indicado quem será a pessoa de contato (nome, telefone e email) para dar sequência a este estudo.

A pesquisa ficará disponível através de um link online até dia 17/12/2021. As principais descobertas serão compartilhadas até o final deste ano! Para isso, o link deve ser compartilhado com todos os colaboradores, pois quanto maior o número de participantes, maior a chance de obtenção de um relatório de análise individual da empresa.

Se você quiser saber mais sobre Economia da Mutualidade, visite.