Diretoria e associados da Acadeal se reúnem com prefeito de Arapiraca para tratar sobre a circulação de caminhões na cidade
11 de novembro, 2021

Após o anúncio da prefeitura de Arapiraca sobre a implantação de medidas de restrição na circulação de caminhões pesados no centro da cidade, com exceção para veículos com 3,50 toneladas, uma comissão da diretoria e associados da Associação do Comércio Atacadista Distribuidor do Estado de Alagoas (Acadeal) participaram de uma reunião ocorrida, nesta quarta-feira (03/11), no Centro Administrativo Municipal, para tratar do assunto.

O presidente da Acadeal, José de Sousa Vieira, os membros da diretoria da entidade Edivaldo Barbosa, Edivaldo Cunha, Almir Rogério e Carlos André, além de associados, estiveram reunidos com o prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa, o superintendente da SMTT, Josenildo Souza, equipe de assessores-técnicos e de engenheiros do órgão para buscar soluções que proporcionem melhorias no tráfego na cidade sem impactar negativamente no setor atacadista distribuidor, responsável pelo abastecimento do pequeno e médio varejo.

O encontro também contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, bem como de representantes de outras entidades de classe, como o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arapiraca, Antônio Bento, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas), Wilton Malta.

Na ocasião, o presidente da Acadeal, José de Sousa Vieira, agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa e ao superintendente da SMTT por receberem o pleito da entidade e debaterem sobre o assunto.

Vieira apresentou sugestões que foram debatidas e atendidas no encontro. Uma das propostas acatadas foi para que seja dado um prazo maior para as mudanças. Com isso, a restrição na circulação dos veículos de carga passa a valer somente a partir de janeiro de 2022. A outra sugestão da Acadeal aceita pelos gestores públicos foi para a liberação da circulação de veículos com até dois eixos na cidade.

Outro ponto levantado pelo presidente da Acadeal avançou na reunião e está sendo analisado pela equipe técnica da SMTT, com base no Decreto Municipal e na legislação federal de trânsito.

O prefeito Luciano Barbosa se mostrou receptivo às sugestões do presidente da Acadeal e uma nova reunião foi agendada.

"Foi uma reunião muito produtiva. Tivemos itens importantes do nosso pleito aprovados e outros estão em análise. Ficamos satisfeitos com a receptividade dos gestores públicos e esperamos que todas as propostas sejam aceitas. O nosso objetivo é que o trânsito melhore no município de forma que não prejudique as atividades do comércio atacadista distribuidor, tão importante para o médio e pequeno varejo, portanto, fundamental na casa das alagoanas e alagoanos."

concluiu José de Sousa Vieira, agradecendo o apoio da diretoria e associados da Acadeal, fundamental nas conquistas obtidas na reunião.