O empresário Almir Rogério da Silva foi reeleito por aclamação à presidência da Acadeal para o biênio 2025-2026. Tendo em vista a existência da inscrição de apenas uma única chapa, a eleição se deu pelo critério de aclamação, iniciando o mandato em 02/01/2025 e término em 31/12/2026, em obediência aos termos do edital, publicado na imprensa, no dia 29 de outubro de 2024.
Almir Rogério da Silva - Presidente
Aldo Nobre Oliveira - Vice-presidente
José de Sousa Vieira - Secretário-geral
José Augusto Gomes - Tesoureiro
Edivaldo da Cunha Brito - Conselheiro
José Hipólito Correia Costa - Conselheiro
Alexandre Bruno de Mendonça Alves - Conselheiro
Edivaldo Barbosa do Nascimento - Conselheiro
Luis Fernando Pedrí - Conselheiro
Carlos André Damasceno Silva - Conselheiro
Silvio Celso de Lira Pessoa - Conselheiro
Aglaé Silva dos Santos - Conselheira
Valdomiro Feitosa Batista - Conselheiro
Alice Machado Correia Costa de Moraes – Conselheira
Natural da cidade de Olivença e reconhecido cidadão honorário de Santana do Ipanema, ambas no sertão alagoano, Almir Rogério da Silva atua no segmento de materiais de construção pelas empresas MKA Distribuidor, Almir Ferragens home center e MKA Empreendimentos.
Com um histórico no associativismo e no sindicalismo há seis anos, além de presidir a Acadeal, Almir também é diretor financeiro do Sincadeal e conselheiro da Abad.
Sua gestão na Acadeal é marcada pela garra, dedicação e a determinação de um sertanejo trabalhador, que vai à luta para atingir seus objetivos e honrar seus compromissos.
“Agradeço a confiança em mim depositada pelos diretores e associados para mais uma gestão à frente da presidência da Acadeal. Vamos continuar trabalhando com uma diretoria competente e experiente para gerar mais avanços para o nosso setor atacadista distribuidor alagoano. Seguimos atentos às pautas do nosso segmento e alinhados com os nossos parceiros para que fazermos mais uma gestão exitosa”, afirmou Almir.
A Acadeal foi fundada para defender os interesses dos associados no que diz respeito à avanços e melhorias para o segmento, em oito de fevereiro de 1991, à época chamada de Acaea – Associação do Comércio Atacadista do Estado de Alagoas, tendo como presidente e fundador, Vital Rolim, e os diretores Rafael Tenório e Adalberon França.
Há 33 anos, a Acadeal representa um gigante da economia alagoana, que no ano passado, registrou um faturamento de mais de 10 bilhões de reais, é responsável por 1/3 da arrecadação do ICMS do estado, junto aos varejistas, e gera mais de 54 mil empregos, na capital e no interior.
As mais de 136 empresas associadas levam diversos produtos, como alimentos, itens de higiene pessoal e limpeza, medicamentos e afins, materiais de construção, entre muitos outros, aos estabelecimentos comerciais, abastecendo, portanto, as casas das famílias alagoanas e fortalecendo o comércio local nos 102 municípios do estado.
Ao longo desses 33 anos, a instituição vem proporcionando avanços para o setor. Entre as principais conquistas mais recentes, estão a isenção do ICMS para atacadistas, varejistas, panificadores, bares, restaurantes, hotéis e similares, e a remissão da cobrança da ST sobre o estoque, ambas concedidas por meio de Decretos do Governo do Estado de Alagoas, após reuniões com diretores da Acadeal.
Afiliada da ABAD, a Acadeal também oferece aos seus associados acesso à Central de Negócios com descontos em serviços e insumos, assessoria jurídica e tributária.
Buscando contribuir mais com a sociedade, a entidade realiza ações, como doações de cestas básicas e apoio a instituições e projetos sociais. Ao longo de sua existência, foram doadas centenas de toneladas de alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal, sempre com o colaboração de suas empresas associadas.
“É com grande honra que continuo na presidência da Acadeal, uma instituição sólida, importante e comprometida em cumprir com a sua missão de oferecer as melhores condições aos atacadistas distribuidores alagoanos. Só tenho a agradecer pela oportunidade e aproveito para reforçar que estamos trabalhando diariamente em prol do nosso segmento”, concluiu o presidente da Acadeal, Almir Rogério da Silva.
Notícias