Durante a 44ª Convenção Nacional e Anual do Canal Indireto, os participantes acompanharam um pitch com os principais destaques do Ranking ABAD NielsenIQ 2025. A apresentação, conduzida por Domenico Tremarolli Filho, diretor da NielsenIQ, mostrou que o setor atacadista distribuidor faturou R$ 443,4 bilhões em 2024, um crescimento nominal de 9,8% e real de 4,97% (descontada a inflação pelo IPCA). É o melhor resultado desde 2016.
Além do faturamento recorde, o setor ampliou sua participação no mercado de consumo, passando de 52,5% em 2023 para 53,7% em 2024, mesmo com o crescimento de 7,4% do mercado como um todo, que chegou a R$ 825,7 bilhões.
“O Brasil é um país resiliente e otimista. Nosso estudo mostra que esse sentimento permanece em 2025”, afirmou Tremarolli. Ele também destacou a mudança no comportamento do consumidor: “O brasileiro está mais racional, vai às compras com lista e troca de marcas para economizar.”
Outros destaques do estudo:
A distribuição com entrega responde por 45,5% do faturamento, seguida por atacado generalista com entrega (35,3%), autosserviço generalista (13,8%) e atacado de balcão (4,2%). Os dados excluem o Atacadão.
Os canais de venda que mais geram receita são: RCAs (R$ 71,6 bilhões), vendedores CLT (R$ 62 bilhões), lojas físicas (R$ 28,4 bilhões), e-commerce (R$ 15,6 bilhões) e televendas (R$ 13,5 bilhões).
Importância do Canal Indireto para o abastecimento
Segundo dados do Ranking, o setor é responsável por:
• 40% das vendas dos grandes supermercados (R$ 160,5 bi)
• 68% das vendas do pequeno varejo (R$ 248,2 bi)
• 95% das vendas do varejo tradicional (R$ 76,5 bi)
• 85% do faturamento de bares e restaurantes (R$ 73 bi somados)
• 45% das vendas de farmácias e cosméticos (R$ 168,2 bi)
Representatividade em alta
Em 2025, o estudo contou com 761 empresas participantes (21 a mais que no ano anterior), que somam R$ 277 bilhões em faturamento, mais de 257 mil funcionários administrativos, 64,7 mil profissionais de vendas (entre CLTs e RCAs) e 7 milhões de m² de armazenagem.
A região Nordeste lidera em número de empresas respondentes (299), seguida por Sul (137), Sudeste (136), Norte (101) e Centro-Oeste (88).
Ferramenta de BI
Durante a Convenção, Guilherme Figueiredo (na foto), da TARGIT, apresentou a plataforma de BI desenvolvida para as empresas participantes do Ranking. A ferramenta, além de tornar os dados mais acessíveis, permite análises estratégicas e tomadas de decisão mais eficientes.
Empresas que ainda não acessaram a ferramenta podem solicitar login e mentoria gratuita diretamente com a TARGIT. Basta clicar AQUI.
ACESSE a galeria para ver mais fotos.
Notícias