Comércio eletrônico no Brasil chega a R$ 196 bilhões
9 de setembro, 2024

No dia 3 de setembro, a ABAD, representada pela diretora de Comunicação, Ana Paula Alencar, participou da III Reunião da Câmara de Comércio e Serviços Conectados ao Varejo do Fórum MDIC de Comércio e Serviços (FMCS).

No evento, que foi realizado de forma híbrida, tanto presencialmente quanto virtualmente, foram apresentadas as estatísticas de 2023 do Dashboard do Comércio Eletrônico Nacional, plataforma do MDIC que compila informações diversas sobre os produtos que têm sido comercializados pela Internet em todo o país.

De acordo com o relatório, o e-commerce nacional segue em crescimento. Além do importante dado de aumento de 4% entre 2022 e 2023, o dashboard informa que de 2016 para cá o volume de negócios realizados de forma virtual no país saltou de R$ 35 bilhões para R$ 196 bilhões (dado final de 2023). 

Um ponto importante é que, como esperado, a região Sudeste se destaca como a responsável por quase três quartos de tudo o que é comercializado eletronicamente no Brasil. Na sequência vêm as regiões Sul e Nordeste. Entre os produtos mais vendidos estão smartphones, livros, televisão e refrigeradores.

Na abertura, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira, ressaltou que o e-commerce é fundamental para o desenvolvimento nacional e que a plataforma apresenta informações estratégicas que podem contribuir para o crescimento do comércio brasileiro.

“A plataforma trouxe essa clareza maior do que a gente tem de comércio eletrônico, como está crescendo, como estão os estados e as regiões”, ressaltou Moreira. “São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais concentram quase 60% do comércio eletrônico. Isso mostra que nós temos um trabalho muito árduo a fazer, que é o processo de inclusão digital e de distribuição de renda”, completou o secretário, que destacou a redução do desemprego e o aumento do PIB, promovidos no atual governo, como bases importantes para melhorar o poder de consumo das pessoas.

Lançado em 2023, o Dashboard é a primeira ferramenta pública a agregar números oficiais do comércio eletrônico no país. Ele compila dados de vendas de empresas para consumidores pessoa física. Até então, boa parte das informações vinha de bases privadas.

*Com informações da CNC